terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Nota Oficial do PT em defesa de Lula.



A Direção Nacional do PT lamenta o espaço dado pela imprensa para as supostas denúncias assacadas pelo empresário Marcos Valério contra o partido e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso essas declarações efetivamente tenham sito feitas em uma tentativa de “delação premiada”, deveriam ser tratadas com a cautela que se exige nesse tipo de caso. Infelizmente, isso não aconteceu. 

As supostas afirmações desse senhor ao Ministério Público Federal, vazadas de modo inexplicável por quem teria a responsabilidade legal de resguardá-las, refletem apenas uma tentativa desesperada de tentar diminuir a pena de prisão que Valério recebeu do STF.

Trata-se de uma sucessão de mentiras envelhecidas, todas elas já claramente desmentidas. É lamentável que denúncias sem nenhuma base na realidade sejam tratadas com seriedade. Valério ataca pessoas honradas e cria situações que nunca existiram, pondo-se a serviço do processo de criminalização movido por setores da mídia e do Ministério Público contra o PT e seus dirigentes.

Prestes a completar 10 anos à frente do Governo Federal, período em que o Brasil viveu um processo de desenvolvimento histórico e em que as classes populares passaram pela primeira vez a ter protagonismo no nosso país,  o PT é alvo constante de setores da sociedade que perderam privilégios.

A campanha difamatória que estamos sofrendo nos últimos meses não impediu nossa vitória nas eleições de outubro e nem conseguirá manchar o trabalho que nosso partido tem realizado em defesa do país, da democracia e, principalmente, da população mais pobre.
Rui Falcão

Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Histórias e estórias do ciclismo





Corria o ano de 1983. Então os mentores, projetistas e diretores da Campagnolo.



 Como italianos e católicos que eram; resolveram levar um grupo especial da Campagnolo para o Papa João Paulo II abençoar.



A benção era por conta do 50º aniversário da marca. ória do Ciclismo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Série: História do ciclismo


Fausto Coppi e Gino Bartali. Dois grandes campões do ciclismo. Eles protagonizaram a maior rivalidade do ciclismo mundial.

Nessa foto histórica, eles aparecem trocando uma caramanhola. Até hoje não se sabe quem estava passando a água para o outro.

Isso é o esporte, na época de ouro do ciclismo... em que a competitividade era plena.

Eles disputaram provas nos anos 40 e 50.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Poema Novo: Bike


Bike é liberdade
Com amizade.
Alegria pedalando
Com solidariedade,
Enfrentando as subidas
Do individualismo.
É vencer o preconceito
Espalhando sorrisos.

Bike é liberdade
Com amizade.
É sentir o vento
No rosto, e alegrar- se.
É perceber o suor
E orgulhar-se.
É se aventurar por
diversos lugares.
Bike não é só pedalar.
É seguir em direção
a  FELICIDADE.

Mês da Consciência Negra?


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Não mexam com ele.





Passado o julgamento do suposto mensalão, penso que é estranho só julgar o partido de esquerda. E o mensalão Tucano?

Agora, as bazucas da direita se apontam  para o maior presidente da história do Brasil. LULA. O PIG (Partido da Imprensa Golpista) formado por Veja, Estado de São Paulo e Folha de São Paulo tentam um golpe contra um ex-presidente.

As intenções do PIG são puro reflexo da direita brasileira, Tucanos, democratas e afins. Essa mesma elite política financeira, que até hoje ainda não deglutiu a esmagadora vitória de LULA e do PT.

Eles acusam LULA de ser o operador, o chefe do esquema de corrupção na Câmara dos Deputados. Até parece que essa casa tem uma reputação ilibada, só tem gente 100% honesta.

Parem de ser ingênuos. A história do poder legislativo é permeada por falcatruas, corrupção e tráfico de influência. Somente um exemplo. Como FHC conseguiu passa a emenda constitucional da reeleição? 

No edital da revista Carta Capital dessa semana, Mino Carta cravou: LULA é a personalidade mais forte da história política do país.

Um aviso para a direita brasileira e PIG, não mexam com LULA. A militância petista, os fãs e amigos do presidente estão preparados para dendê lo. Vamos as ruas, as praças, as universidades e as fábricas.

Pitaco: Por que a Privataria Tucana ( Equivalente a 200 mensalões) ainda não foi  para o STF? Com a resposta o PIG.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Frases do Poeta



Até o século XX, o coração da mulher era um oceano repleto de mistérios. Hoje, ele é uma piscina gélida cheia de certezas.

Gil Pallart

Campanha: Ratinho para presidente do Paraná Clube.






Olá amigos.

O Poeta aqui nunca escondeu que é um paranista de quatro costados.

Durante a campanha eleitoral para prefeitura de Curitiba, Ratinho Pai esteve acompanhando o Ratinho Jr na sede da torcida Fúria Independente.

E olhando a foto acima, pensei com meus botes tricolores. Por que não lançar uma campanha para promover a candidatura de Ratinho para presidência do tricolor?

Com toda certeza ele traria muito dinheiro e patrocínios para nosso amado clube, além da excelente administração.

Ratinho presidente ta na hora.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Viva a bicicleta...



                                       Foto: Danilo Herek

Com a eleição de Gustavo Fruet (PDT), a vida e as condições para quem usa a bike promete ficar melhor.

Já durante a campanha, o então candidato Fruet aceitou o convite dos ciclistas da Associação de ciclistas do Alto Iguaçu, e começou a circular por Curitiba, de bike.

Durante as pedaladas, os ciclistas foram mostrando ao candidato todas as dificuldades que enfrentam todos os dias. Desde a falta de ciclovias decentes passando pelo desrespeito dos motoristas e apontando barberagens de outros ciclistas.

Após os passeios, ficou bem claro que Fruet comprou a idéia da bicicleta como meio de transporte, não sendo apenas uma opção de lazer. E durante a campanha, ele ainda promoveu dois passeios ciclísticos, que foram organizados pelo Bike Curitiba e pelo cicloativismo.com de Danilo Herek.

Com a convivência com diversos ciclistas, Fruet acabou colocando em seu plano de governo, a construção de 300 Km de estrutura cicloviária (Ciclofaixas, ciclovias e ciclorotas). Ele ainda irá recuperar os 118Km de ciclovias existentes.

Ainda empolgado com a bike, logo após ser eleito prefeito, Fruet anunciou que irá comparecer a cerimônia de posse pedalando. Com toda certeza é um novo tempo em Curitiba, uma nova cidade vai ressurgir e reassumir a vanguarda nas idéias. E que não seja somente na mobilidade.

Pitaco: Amigo pedaleiro Gustavo, Ciclovias, ciclorotas são muito importantes para nós. Mas também é necessária uma ampla campanha de conscientização dos motoristas. Pois a convivência harmoniosa no trânsito permite uma cidade muito melhor.

Em uma palavra: genial.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Não vote nesses vereadores!!!



Meu amigo blogueiro Tarso Cabral Violin elaborou uma lista proibida  dos candidato à vereador em Curitiba. Como a capital tem 750 candidatos, antes de votar, é bom dar uma consultada na listagem
                                 http://blogdotarso.com/lista-proibida/

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Declaração de apoio Eleições 2012:



Olá amigos leitores do blog. Como já estamos nos últimos dias de campanha desse primeiro turno, o poeta vai declarar  seu apoio ao candidato a prefeito e vereador que mais lhe apetece.

Seguindo a tradição dos grandes jornais europeus, norte-americanos que tomam partido numa eleição, resolvi adotar a mesma linha editorial. Assim como aqui no Brasil sempre fez a Revista carta capital.

Para prefeitura de Curitiba, o blog Pitacos do Poeta apóia Rafael Greca do PMDB, por entender que ele é o único que apresenta idéias novas que podem impulsionar o desenvolvimento de Curitiba. Como ocorreu nos anos 70 e 90, quando a capital esteve na vanguarda administrativa, principalmente com Jaime Lerner.

De acordo com as pesquisas, o segundo turno em Curitiba deve ter Ratinho Júnior (PSC) contra o atual prefeito Luciano Ducci (PSB).
Essa disputa promete ser a mais pobre em termos de qualidade individual dos postulantes ao Palácio 29 de março.

Um dos candidatos se aproveita do dinheiro e do carisma do pai (Ratinho). Já o outro candidato não apresenta idéias e nem personalidade própria, se apoiando no Governador Beto Richa.

Para a câmara municipal, o blog indica e apóia a candidata Professora Josete do PT, 13613. Ela que já está no segundo mandato e vem realizando um sério e bom trabalho de oposição. Principalmente na fiscalização da saúde, creches e moradias. Sem precisar citar o caso Derosso.

Bem, o poeta deseja que todos votem consciente e com responsabilidade. Pois, eleição é coisa séria.

Voto não tem preço, tem conseqüência.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Praga dos cavaletes





Não tem como evitar. As grandes cidades foram invadidas pelos cavaletes. Todos os candidatos usam e abusam dessa verdadeira poluição visual.

 Os cavaletes foram se alastrando ao longo da campanha, parece mais uma praga urbana. As esquinas das vias, os parques e o calçadão da XV estão completamente tomados pela epidemia.

Já o empresário, o cidadão “comum” não pode colocar o cavalete da sua empresa, nem que seja na porta dela. Se ele o fizer, vem os ficais da prefeitura e aprendem o cavalete e ainda multam o empresário por propaganda irregular.

No último sábado, 29 de setembro, aconteceu um movimento chamado Cavalete Parade. Artistas de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro se propuseram a pegar os cavaletes e pintar, expressar sua arte neles. Depois, os cavaletes devidamente humanizados foram expostos nas ruas das cidades.

Mas aqui em Curitiba, a polícia militar sendo reflexo do ditador Beto, quis prender os artistas que estavam expressando seu pensamento. No mesmo instante, o povo comprou a idéia dos artistas e passou a defende los. Foram gritos de palavras de ordem e apoio aos artistas. E graças à intervenção popular, ninguém foi detido.

Viva a arte e a liberdade de expressão.

Ainda bem que a campanha eleitoral está na última semana, com isso, a cidade ficará um pouco mais limpa e livre dos cavaletes. Não posso esquecer que Curitiba terá segundo turno. E teremos nas ruas apenas cavaletes de 2 candidatos.

Quem sabe num futuro mais civilizado, as campanhas eleitorais não fiquem livres dessa praga. Os cavaletes.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

22 de Setembro: Marcha das 2012 Bicicletas

Confesso que estou meio displicente com o blog. Mas agora convido a todos para participar de um evento muito especial. Para marcar o dia mundial sem carro, diversos grupos de ciclistas estão organizando a Marcha das 2012 bicicletas.
Dentre os vários grupos, o Bike Curitiba, também irá participar com todo seu exército de pedalantes...
E quem não tem bike, também pode participar, venha a pé, de skate, de patins, patinete... vale tudo...
menos carro.


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Enquete na Câmara dos Deputados: Vote na bike

Olá!  
Está havendo uma enquete na Câmara dos Deputados, sobre o incentivo ao uso da bicicleta. Segue a enquete logo abaixo: 
  
Você concorda com o projeto (PL 6474/09) que cria o Programa Bicicleta Brasil? O programa exige que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes tenham ciclovias e bicicletários. 

Sim, porque as cidades precisam melhorar as condições de mobilidade urbana e evitar o aumento da poluição.

Não, porque as grandes cidades necessitam mais de investimentos em transportes coletivos para longas distâncias. 
Segue o link da enquete:
  
http://www2.camara.gov.br/agencia-app/votarEnquete/enquete/919EF771-611D-4A08-A21D-9F67FD44C0F3
   
Tendo em vista que as últimas enquetes mais votadas, foram, sobre União homoafetiva e sobre cotas. E que esses assuntos acabaram sendo citados na Câmara, gerando grande impacto na mídia. Talvez consigamos fazer o mesmo com essa enquete sobre o uso das bicicletas.

Votem e bons pedais...
 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Agradecimento.


O Poeta gostaria de agradecer as mais de 15 mil visualizações de página que o blog alcançou. É muito gratificante ver que as pessoas dedicam um tempinho à poesia e aos pitacos desse amigo poeta digital...

E que venham mais poemas e pitacos...

sábado, 11 de agosto de 2012

Coluna Social: Casamento da Mari.



No próximo sábado, 18 de agosto, uma pessoa muito especial para esse poeta irá se casar.

A minha querida irmã Marister vai celebrar seu amor com o Bergman. Que cidadão abençoado e de sorte.

Com toda certeza, nossos pais estarão abençoando esse enlace. De onde eles estiverem.

O poeta aqui deseja ainda mais felicidade, cumplicidade e lealdade para o casal, que com meu sobrinho Matheus forma uma família feliz e sempre presenteada por Deus.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Novo poema...


Eles sempre nascem, não tem como evita-los, são os apelos da alma fervilhante...


Poesia tergiversa.

Um coração machucado
Que necessita de carinho.
Louco para amar
Mais uma vez.
Um coração esmagado
Pela espera, pela incerteza...
No aguardo por ela.
Um coração torturado
Pela agonia, ansiedade.
Um coração esfarrapado
Pelo desespero, desgosto...
São os sentimentos
Desse menino poeta
Que não tergiversa...

terça-feira, 24 de julho de 2012

22 de setembro: Marcha da 2012 bicicletas


Abuso de autoridade da Guarda Municipal de Curitiba




Um guarda Municipal de Curitiba passou da conta no “zelo” pelo parque Bacacheri. Ele simplesmente tirou proveito do uso da “farda” municipal para impedir um skatista de praticar seu esporte no parque.

Palavras do Guarda Municipal: " se você é atleta, você vagabundo"
Então, Curitiba está repleta de "vagabundos"

Segundo a prefeitura, não existe lei municipal que proíba a prática desse esporte nos parques da capital. O que leva a conclusão que o Guarda municipal deu voz de prisão ao atleta por puro orgulho e autoritarismo.

O nazi-facismo já terminou a muito tempo. Isso não cabe mais num estado de direito.

Um absurdo. E cadê o Chefe supremo da Guarda Municipal? O despreparo dela é o reflexo da incompetência do Prefeito Luciano Ducci.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Presos pedalam para gerar energia e diminuir pena.




Deu na Folha de São Paulo.

Um projeto pioneiro no sul de Minas Gerais permite que presos reduzam suas penas em troca de gerar energia elétrica por meio de bicicletas.
Desde o mês passado, as pedaladas de detentos do presídio de Santa Rita do Sapucaí (418 km de Belo Horizonte) ajudam a iluminar uma avenida usada pela população para caminhadas. 

Atualmente oito presos se revezam em quatro bicicletas estáticas instaladas no pátio do presídio. Com 16 horas pedaladas, abatem um dia de pena. Cada detento pedala cerca de seis horas por dia. 

A iniciativa do projeto é do juiz José Henrique Mallmann, para quem a medida evita o ócio, trabalha o corpo e agrada aos presos. "Já tem fila de espera", disse Mallmann -são 130 detentos no local. 

O esforço físico é transformado em energia por meio de uma polia e de um alternador. A energia é guardada em uma bateria de caminhão.
Dez horas de energia acumulada iluminam dez postes públicos por uma noite. 

O projeto tem apoio de empresários da cidade -um comerciante doou os tênis que presos usam para pedalar. 

O colegiado do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas irá se reunir para avaliar a iniciativa, disse a conselheira Cirlene Ferreira. O órgão quer avaliar se os detentos estão sendo submetidos a esforço físico extremo. 

"Os presos pedalam conversando e rindo, como se estivessem numa academia", disse Gilson Silva, diretor-geral do presídio.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eleições 2012: Curitiba, ex-capital ecológica.


Já faz tempo, que nossa querida cidade já não ostenta o título e o padrão ecológico e sustentável.

E agora nesse ano de 2012, com eleições em outubro, nenhum dos candidatos à prefeitura parece se importar com o desenvolvimento sustentável.

Todos se apóiam num passado em que Curitiba foi amplamente “vendida” como Capital ecológica e cidade modelo. Resquícios das boas administrações de Jaime Lerner.

No pleito atual, Luciano Ducci, Gustavo Fruet, Ratinho Júnior e Rafael Greca não apresentam um plano de governo com preocupações ambientais e sustentáveis.

O exemplo mais concreto é o Lixão do Caximba. O aterro sanitário de Curitiba. Sua vida útil já expirou há muito tempo. Mesmo assim, passam se eleições. E o tema vem sendo ignorado por todos os candidatos.

E a coleta do lixo reciclável, outro serviço no qual, a capital foi pioneira. Hoje o serviço vem sendo “feito” nas escuras, o caminhão só passa à noite. Não existem mais campanhas a respeito. Acredito que campanhas de conscientização ambiental devem ser executadas permanentemente. Quem não lembra da Família Folha.

É claro que existem muitos outros problemas em Curitiba. Por outro lado, a questão do desenvolvimento sustentável é essencial.  Que futuro queremos? Para nossa cidade.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Eleições 2012: a política é um “jogo” coletivo.


                          Foto: Hugo Harada

Digo isso, por conta do desempenho e das declarações da vereadora Renata Bueno (PPS). A jovem, inteligente que é, deve saber que a política é uma atividade desenvolvida em aspecto coletivo. Se o político se fechar em suas idéias e seu mundo, certamente não chegará a lugar algum.

O primeiro erro da vereadora de primeira viajem, foi chamar os colegas de Câmara Municipal de  “bando de Gentalha”. Pode até ser verdade, olhando para alguns dos 38 vereadores de Curitiba. Mas minha senhorita Renata. Esse tipo de declaração não se faz perante os Microfones. Será que você não aprendeu nada com seu Pai Rubens Bueno?

Já o segundo equívoco de Renata foi declarar que só a presença do seu pai (Rubens Bueno) poderia salvar o governo de Luciano Ducci. Ela comentou isso, novamente perante os microfones, quando seu pai estava preste a fechar o acordo para ser o vice-prefeito na Chapa de Luciano Ducci.

Com sua impetuosidade e impulso, a jovem quase que “ferrou” a candidatura do Pai. Com certeza, ela deve ter levado umas palmadas. Se não levou, é o que o poeta aqui faria. Se eu fosse o pai da vereadora.

E como castigo, que a política pune, Renata não será candidata à vereadora em outubro. Por outro lado, caso Ducci vença as eleições, ele ganhará alguma secretaria. Quem viver, verá.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Golpe no Paraguai.


O que aconteceu no Paraguai, na última sexta feira (22) foi um golpe de Estado-Classe.

Primeiro porque, um governo legítimo e eleito pelo povo foi destituído, e sem poder exercer o amplo direito de defesa. Peça fundamental de toda e qualquer democracia.

Também foi um golpe de Classe, porque as “elites” do país vizinho, representadas pela maioria dos senadores e deputados apoiaram e até financiaram o golpe compra o Presidente Lugo.

Por estes motivos, o blog irá reproduzir a nota oficial divulgada pelo Partido dos Trabalhadores.  Aqui do Brasil.

Segue a Nota:

"O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores manifesta seu total repúdio e condenação ao afastamento do presidente constitucional do Paraguai, Fernando Lugo, legítimo mandatário daquele país.

A direita paraguaia, valendo-se de sua maioria parlamentar, promoveu uma deposição sumária, na qual concedeu ao presidente não mais que duas horas para se defender de um processo de impeachment.

Os setores conservadores paraguaios empreenderam, assim, um verdadeiro golpe de estado, destituindo um presidente eleito soberana e democraticamente pelo povo paraguaio.

O pretexto imediato utilizado para o golpe foi o confronto entre policiais e camponeses, durante ação de reintegração de posse de um latifúndio ocupado por sem-terra. Fala-se em mais de cem feridos, onze camponeses e seis policiais mortos.

A direita acusou o governo Lugo de responsável por incitar a violência, desencadeada pela polícia cumprindo ordem judicial. Mas os indícios todos apontam noutro sentido: o de que este confronto militar foi provocado por agentes estranhos aos camponeses, que vivem num país em que 80% da terra é controlada por 3% da população.

Ademais, qual a situação econômica e social do Paraguai? O país hoje cresce mais do que antes, a população vive melhor do que antes. E a nação guarani tem, sob Lugo, uma respeitabilidade que lhe faltava na época da ditadura Stroessner e de 60 anos de governo colorado.

Por isto, o motivo real do impeachment é outro: impedir uma vitória da esquerda paraguaia, agrupada na Frente Guasu, nas próximas eleições presidenciais marcadas para abril de 2013.

É por isto que a direita paraguaia recusou os apelos de adiamento da decisão e ampliação do prazo de defesa, feitos pelos governos da Unasul por intermédio de seus ministros de relações exteriores.

É por isto, também, que a Corte Suprema do Paraguai, controlada pelas mesmas oligarquias que dominam o parlamento, calou-se e na prática avalizou o golpe.

O que ocorreu no Paraguai é de imensa gravidade. Trata-se de um atentado contra a democracia, somando-se a Honduras no perigoso precedente segundo o qual instrumentos jurídicos e expedientes parlamentares são manipulados para espoliar a vontade popular.

O golpe demonstra que certas forças de direita não têm compromisso com a democracia, não aceitam o processo de transformações sociais que está em curso na América Latina, e são capazes de lançar mão de qualquer expediente para retomar os governos dos quais, pela vontade do povo expressa diretamente nas urnas, eles foram retirados.

O golpismo não será revertido apenas com palavras. É preciso uma reação latino-americana e internacional firme e dura.

Por isso, além de condenar o golpe, é fundamental que nenhum governo democrático reconheça o mandatário ilegítimo que foi empossado.

E é urgente que os organismos da integração sul-americana, especialmente o Mercosul e a Unasul, utilizem-se de todos os instrumentos que estiverem a seu alcance para deter mais esta afronta à ordem constitucional por parte das forças conservadoras em nossa região --inclusive suspendendo imediatamente o Paraguai da condição de país membro até que a normalidade democrática seja restaurada.

O PT considera que a luta para restabelecer o governo legítimo do Paraguai é de todas e todos, e conclama nossa militância a se engajar nas manifestações e protestos que em diversos lugares clamam pela restituição de Fernando Lugo ao governo paraguaio.

Orientamos também nossos parlamentares em todas as casas legislativas a atuar nessa direção, através de pronunciamentos, declarações, moções e outras formas de manifestação de repúdio ao golpe e apoio à democracia paraguaia.

Ao povo paraguaio e ao presidente Fernando Lugo, todo nosso apoio e solidariedade contra o golpe!

Brasília, 25 de junho de 2012
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores"

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Eleições 2012:alianças políticas

Olá amigos

Bem que eu gostaria que a política fosse um território de paz, prazer e alegria como a poesia. Infelizmente não é. Mas aí está a paixão que essa atividade humana desperta. Até porque ficar na mesmice de sempre, só acaba limitando as pessoas, as idéias e atitudes. E tudo que se limita, acaba apodrecendo.

Nesta semana, o que roubou a cena política, foi o aperto de mão do Lula com o Maluf. A união entre o industrial e o operário. Sei que os dois já não ocupam mais essa pecha. Porém, foi assim que ficaram marcados na história recente do Brasil.

Aquele aperto de mão foi um verdadeiro tapa na cara da militância petista. Principalmente para os fãs de Lula, inclusive o poeta que vos escreve. Nós que sempre acreditamos na política, na luta de classes como armas para se construir um mundo melhor, temos que entender que política é o momento. E nesse momento, o PT de São Paulo precisa dos preciosos 1 min e 35 segundos do PP de Maluf.

Depois da união com Maluf, fica mais fácil de engolir, entender a aliança do PT Curitibano com o eterno tucano Gustavo Fruet. Este que sempre bateu nas políticas petistas e é um claro defensor neoliberal.

Na política não é possível buscar a extrema perfeição, a coalizão das idéias, da mesma visão de mundo. Fazer o que?

O poeta só espera, que com essas atitudes, o Grande líder Lula não perca o seu patrimônio eleitoral. Ele que é a esperança dos mais pobres e necessitados. Até porque a função precípua de um governo é manter a sociedade em ordem, promover o crescimento e diminuir a desigualdade. Seja ela, social, econômica, educacional e cultural




quinta-feira, 7 de junho de 2012

Volta do nosso camisa 10





Esse é o Lúcio Flávio, meio campista revelado pelo Paraná Clube em 1997. Agora ele volta para vestir a camisa 10 tricolor. Boa Sorte Lúcio


Foto: Gilmar pallart\ Dois toques comunicação

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Privatizações em Curitiba





Tomou conta do noticiário paranaense a notícia da abertura de edital para que empresas particulares administrem pontos turísticos e culturais dos mais importantes na capital.

As bolas da vez são a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame e também o Parque Náutico do Iguaçu.

Segundo a licitação, ops privatização! As empresas vencedoras poderão explorar os espaços por 25 anos, como também poder trocar a nomenclatura destes pontos já tão conhecidos de Curitiba.
Já não é de hoje que a administração tucana de Curitiba vem privatizando espaços de lazer culturais. Basta observar o Pavilhão de exposições do parque Barigui, O jardim Botânico.  Como o blog já denunciara em 2011 http://pitacosdopoeta.blogspot.com.br/2011/10/privatizacao-do-lazer-em-curitiba.html
Porém o que percebo é que não é nem o Prefeito Luciano Ducci que vem promovendo as privatizações. Elas são fruto da burocracia técnica tucana que ainda habita a prefeitura. Até porque o perdido Ducci não tem capacidade mental nem para privatizar. Ele ainda se diz socialista. Pode?
Já imaginaram se os cariocas privatizassem o pão de açúcar, a Praia de Copacabana ou o Cristo Redentor? Ou até mesmo, aqui no Paraná vendessem as Cataratas do Iguaçu? Será que dei uma ideia para o governador Tucano Beto Richa

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Passeio ciclístico dos 100 anos da UFPR


Neste domingo, 20 de maio aconteceu o passeio ciclístico em comemoração aos 100 anos da Universidade Federal do Paraná.

A UFPR sempre esteve na vanguarda da educação, da sustentabilidade e também agora na questão ciclo- ativista. Essa questão que visa colocar a bike com meio de transporte limpo, saudável e livre.

Vejam as fotos.






Mais fotos no site www.cicloativismo.com

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Bike é liberdade.



Num mundo em que nas cidades grandes, as pessoas ficam presas no trânsito. Seja de carro, moto ou ônibus, a bike aparece como o meio de transporte mais livre, acessível e rápido. Principalmente nos grandes centros, onde as pessoas andam cada vez mais apressadas e sem paciência.

Mas o que quero enfatizar com essa postagem é a bicicleta como meio de lazer, saúde e uma maneira incrível e contagiante para fazer amigos.

No domingo, 06 de maio, o poeta aqui, juntamente com seu irmão Jefferson e seus amigos Sipresti e Fred  foram para mais um passeio de bike.

O trajeto foi o circuito da Natureza em Almirante Tamandaré. Um trecho de 40 km, com muitas subidas, paisagens fantásticas e ar puro. E como o clima estava bom, foi uma trip perfeita.

Como sempre digo:
Bike é liberdade com amizade.






quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sempre Lula



Sem falar no Prouni, que já colocou mais de 500 mil jovens nas Universidades e Faculdades particulares.



sábado, 28 de abril de 2012

Poema novo: Operários do conhecimento


Dessa vez, com essa poesia, quero homenagear a todos meus colegas de trabalho. Da Biblioteca Pública do  Paraná, da Facinter, da Fepar e da Unicuritiba.

Operários do Conhecimento.
O trabalho na biblioteca
Tem uma fama de
Não fazer nada.
Porém, o que são:
Alunos perdidos?
Alunos teimosos?
Atraso de livros?
Estudantes raivosos?
Livros sumidos?
Livros emprestados
Livros devolvidos.
Etiquetas brotando
Acervo andando
Com o remanejamento
Chegando,
Atropelando bandejas.
Bibliotecária cobrando
Professor resmungando
Cadastro rolando.
E o processo finalizando,
Com livros novos chegando.
E os operários do conhecimento...
Emprestando, renovando,
Cadastrando, remanejando,
Etiquetando e contando.
Porque a busca
Pelo saber nunca
Pode ficar
Esperando.

Gilmar Pallart