segunda-feira, 26 de março de 2012

Biarticulado 20 anos.


Há 20 anos, a cidade de Curitiba ganhava os primeiros ônibus Biarticulados. Era mais uma das inovações do então prefeito Jaime Lerner. Os expressos faziam a linha do bairro Boqueirão até a Praça Carlos Gomes.

Os biarticulados vieram para substituir os articulados, os chamado “expressos”. Estes, que também foram ideia de Jaime Lerner lá nos anos 70. Mais precisamente em 1974. Mas qual a inovação de um ônibus expresso que circula em canaletas exclusivas?

Na época, Lerner projetou as canaletas, como também as paradas   a cada 400 metros. E nestes pontos foram instalados bancas de jornal e telefones públicos. Além das empresas que recebiam incentivos fiscais para se fixarem perto dos pontos de parada. Isso aconteceu principalmente nos eixos norte-sul e Leste-Oeste da capital.

E a grande vantagem dos metrobus? São ônibus maiores, eles têm 28 metros, o triplo de um veículo comum e transportam até 270 pessoas. E com a tecnologia de hoje, eles consomem menos quantidade de combustível dos ônibus de 20 anos a trás. Só que hoje, os biarticulados rodam com biodiesel.

Outra grande vantagem dos biarticulados foi a substituição dos pontos de parada comuns por estações tubo. Assim, os passageiros ficaram mais seguros das intempéries do já conhecido clima curitibano. Os tubos vieram da linha ligeirinho. Isso é uma história para outra postagem.

Lá em 1992, os biarticulados foram fruto de um projeto inovador em Curitiba. E não é isso que a cidade precisa hoje? Com a palavra, os eleitores de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário