Há 20 anos, a cidade de Curitiba ganhava os primeiros
ônibus Biarticulados. Era mais uma das inovações do então prefeito Jaime Lerner.
Os expressos faziam a linha do bairro Boqueirão até a Praça Carlos Gomes.
Os biarticulados vieram para substituir os
articulados, os chamado “expressos”. Estes, que também foram ideia de Jaime
Lerner lá nos anos 70. Mais precisamente em 1974. Mas qual a inovação de um ônibus
expresso que circula em canaletas exclusivas?
Na época, Lerner projetou as canaletas, como também as
paradas a cada 400 metros. E nestes pontos foram instalados bancas
de jornal e telefones públicos. Além das empresas que recebiam incentivos
fiscais para se fixarem perto dos pontos de parada. Isso aconteceu
principalmente nos eixos norte-sul e Leste-Oeste da capital.
E a grande vantagem dos metrobus? São ônibus maiores,
eles têm 28 metros, o triplo de um veículo comum e transportam até 270 pessoas.
E com a tecnologia de hoje, eles consomem menos quantidade de combustível dos
ônibus de 20 anos a trás. Só que hoje, os biarticulados rodam com biodiesel.
Outra grande vantagem dos biarticulados foi a
substituição dos pontos de parada comuns por estações tubo. Assim, os passageiros
ficaram mais seguros das intempéries do já conhecido clima curitibano. Os tubos
vieram da linha ligeirinho. Isso é uma história para outra postagem.
Lá em 1992, os biarticulados foram fruto de um projeto
inovador em Curitiba. E não é isso que a cidade precisa hoje? Com a palavra, os
eleitores de outubro.
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