sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sugestão de Livro: Lares e Bares



De Raul Guilherme Urban, o Livro é uma verdadeira viagem etílica e histórica pelos bares de Curityba. Na época em que começa a história do livro em 1850, era assim que se escrevia o nome da nossa cidade.

O livro começa ainda lá quando o Paraná era a 5° comarca de são Paulo. Assim o livro já relata as mutações urbanas que levaram a independência da Província e a Criação do Estado do Paraná em 1853.

Também aparece no livro, como os bares e confeitarias atraiam famílias inteiras para suas dependências. Eles usaram uma fórmula mágica. O sorvete. Até porque nessa época os fregueses eram predominância masculina.

Mais adiante temos toda efervescência cultural dos anos 30, 40 e 50, passando pelos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek. Até chegar no ponto alto do livro. Os anos 70.

Pois foi na década de 70 que Curitiba sofreu suas maiores transformações. É nesta época que surge um jovem arquiteto do IPPUC para governar a Cidade. Jaime Lerner. Daí temos a construção do calçadão da Rua XV (Este foi feito num final de semana) e também a linhas de ônibus expresso, como também o surgimento dos parques na capital paranaense. 

Outro fator importante foi a delimitação da CIC., que trouxe muitas empresas e gerou muitos empregos. Esses, os consumidores de bar.

A leitura é muito agradável e de forte poder de embriagar se. Como um dia disse Paulo Leminski. Curitiba não tem mar, tem bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário