segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Liberdade para repensar a...

Que liberdade é essa? Estou falando de um tipo de liberdade que é muito importante para a construção da democracia. E também para se ter uma sociedade mais justa e equilibrada. È a tão discutida liberdade de imprensa. A história nos ensina que as sociedades mais desenvolvidas foram as primeiras a tratar da liberdade dos meios de comunicação. E a independência desses meios também se estrutura na liberdade de pensamento e expressão.
Pois bem, companheiros da comunicação. É preciso repensar a liberdade de imprensa no Brasil. Somos o país, onde os meios de comunicação como um todo estão cada vez mais concentrados nas mãos de poucos grupos supra midiáticos. A alta concentração dos meios de comunicação no Brasil ainda é um resquício da ditadura militar. Até porque nossa última lei de imprensa é de 1967. Era um tempo, em que os grandes grupos ainda estavam em gestação. O caso mais alarmante é o da própria rede globo, que surgiu m 1965, com o apoio de um Grupo norte americano chamado Time Life. E os amigos podem perguntar, e eu o que tenho com isso? Respondo indagando a vocês: onde irão trabalhar e como o farão?
No País, existem poucos grupos que controlam a maioria dos canais e meios de Comunicação. Começo com a própria Rede Globo, o Grupo RBS do sul, O grupo Folha, que também controla o portal UOL em parceria com outro gigante. A Editora abril. Já aqui no estado do Paraná, temos a GRPCom, a rede massa, o Grupo RIC, o Grupo Malucelli e o Grupo Mufatto. Todos são os detentores dos principais canais comunicativos do estado, sejam na web, na TV, nas rádios ou jornais.
Como o jornalista vai poder exercer sua profissão preso e seguindo aos interesses do patrão, ou do veículo para qual ele trabalha. Segundo o artigo sexto do Código de ética dos jornalistas no Brasil, o profissional deve divulgar todos os fatos que sejam de interesse público. E também defender sempre a liberdade de pensamento e expressão. Mas será que todos os fatos e todos os pensamentos são também as vontades dos patrões e grupos. Será que na hora de escrever, noticiar e comentar um assunto do momento, seja ele qual for, o profissional fica a vontade para obedecer a sua consciência e ao código?
A Liberdade de imprensa tem que valer também para os jornalistas e não somente para os donos de do jornal, do rádio e da televisão… ou para quem paga mais. Como disse o escritor Izaías Almada “A Liberdade de imprensa, tal qual é defendida e praticada nos dias de hoje pelos setores mais conservadores da sociedade brasileira, é o apanágio dos ressentidos e a nova trincheira dos hipócritas” Deixo claro que não estou propondo a anarquia total da mídia, é só uma imprensa mais leve, livre, mais independente. Com certeza, assim ela sempre será uma ferramenta para consolidação de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário