domingo, 22 de abril de 2012

O escocês voador.



O filme conta a trajetória do ciclista escocês Graeme Obree. Na sua infância, Graeme era perseguido por colegas de escola. Para sanar esse problema, ele ganhou uma bicicleta dos seus pais. Assim ele passaria a não sofrer mais perseguições.

Os anos passaram e Obree se apaixonou por andar de Bike. Ele teve uma bicicletaria, que logo faliu. Também trabalhou como entregador num serviço de bikers.

Nos campeonatos em sua cidadezinha, ele sempre destacou. Por isso decidiu quebrar o recorde mundial de 1 hora. E para isso, Obree projetou sua bike com material reciclado e os rolamentos de uma lavadora.

E como os grandes homens são impulsionados por grandes sonhos, Graeme perseguiu o recorde com obstinação.

O recorde foi quebrado em 1993, isso despertou a oposição dos grandes fabricantes de bicicletas, que por meio da Federação Mundial de Ciclismo passou a perseguir Graeme.

Ainda no mesmo ano de 1993, Obree foi campeão mundial de ciclismo. Título que ele conquistaria em 1995, logo após a perseguição da FMC apoiada pela indústria.

O ciclista ficou marcado pelo modo como pedalava, que era agachado. Um feito então inédito para a categoria. E anos depois, a posição foi extinta do esporte.

Uma cena antológica do filme é quando a câmera fecha no rosto de Graeme e ao fundo se passa um filme da vida dele. No fim ele acaba vencendo o campeonato mundial de 1995, contra a Federação e as grandes corporações.

 Bike projetada por Graeme com material reciclado e rolamentos de uma máquina de lavar roupa.

Um comentário: