sábado, 21 de janeiro de 2012

Sobre o “Brado Retumbante”



Essa expressão do hino nacional brasileiro significa o grito estrondoso de Dom Pedro I nas margens do Ipiranga.
Agora a Rede Globo usa o Brado para intitular sua minissérie. Na história, o Deputado Paulo Ventura herda a presidência da República após um acidente que matou o Presidente (ops, Presidenta) e seu vice.
O que me deixou intrigado é a mera semelhança do ator Domingos Montagner com o Senador Mineiro Aécio Neves. Este que é pré candidato a presidência em 2014 pelo PSDB. Mas porque a mera coincidência?
Seria talvez porque o Livro a Privataria Tucana de Amaury Ribeiro JR enterrou a candidatura de José Serra em 2014?
O fato é que a Rede Globo nunca aturou o Governo LULA e agora o governo Dilma. Assim também pode se compreender porque a referida emissora não publicou nenhum comentário sobre A Privataria Tucana.  Este que é hoje o livro mais vendido do Brasil.
Isso não é a primeira vez que a emissora lança produções de cunho político. É só lembrar da novela o Salvador da Pátria de 1989, na qual Sasá Mutema, um boia fria parodia o candidato LULA. Sem falar ainda na Novela o Rei do Gado, que trazia a questão e ridicularizava os Sem terra.
Particularmente, eu sempre gostei das séries da Globo. Principalmente as com embasamento histórico. Como foi feito em a Casa das sete Mulheres e JK.
O Brado retumbante que deveríamos estar ouvindo era A Privataria Tucana, que foi o maior assalto aos cofres públicos na história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário