segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Privatização do lazer em Curitiba...


Começou com o Jardim Botânico da Capital paranaense, o parque, um dos mais belos do país, foi repassado à administração privada. A empresa O Boticário ficou responsável pela manutenção do parque e de toda a área envolta. Até aí tudo bem. Parcerias entre a iniciativa privada e o poder público são sempre bem vindas.
Mas passado dois a nos da parceria, a empresa mantenedora já começa a mostrar sua face. Desde o último sábado 22 de outubro, o acesso ao parque (construído com o dinheiro dos Curitibanos) ficou restringida a apenas uma entrada principal. Tal medida causou muito transtorno e confusão no primeiro domingo em que foi adotada. Pois, todos que vão até a tração turística são submetidos a entrar no parque somente por um acesso, seja a pé ou de carro. Porque tal medida foi implementada? Não venha  dizer que é por questão de segurança.
Acredito que somente um acesso ao parque seja a porta de entrada para a cobrança de ingressos. Não há sentido em pagar para entrar num espaço puramente público, num território puramente curitibano. Porque privatizam assim o lazer. Será um projeto piloto. O Parque passou 18 anos com várias entradas e agora só tem uma.
O que se passa na cabeça do Prefeito Curitibano Luciano Ducci? Deixo claro que sei que foi o Governador Beto Richa quem assinou o contrato com a empresa. Mas o Atual prefeito era o Vice dele. Essa questão é mais uma prova que nosso mandatário municipal é perdido quanto à administração urbana. Sem falar na ciclofaixa que já foi alvo de protestos dos ciclistas. Pintaram as faixas no chão. Porém, não consultaram os interessados. Os ciclistas. Isso já é assunto para outro post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário