domingo, 30 de outubro de 2011

Lula: Pura energia a serviço da democracia brasileira.


Com toda certeza, um dos grandes brasileiros do século XX. Ele também faz parte da trinca dos três melhores presidentes do Brasil, ao lado de Vargas e JK.
Um homem que dedicou e dedica toda sua vida para melhorar a vida dos brasileiros. Porque inteligência não é acúmulo de informação, é competência para agir.
Que Deus o ajude nesta fase. E assim o fará. Milhões de Brasileiros estão rezando por ele.
#forçalula

Para mais uma vez decepcionar...

Já o machucado, o maltratado e humilhado torcedor paranista. Assim foi o jogo contra o São Caetano, num empate em 2x2 na Vila Capanema. Por duas vezes, o tricolor esteve à frente no marcador. Mas num contra ataque, quando a bola estava no ataque tricolor, o Time azul acabou empatando a partida.
E ainda no final do segundo tempo, nosso atacante Hernane perdeu dois gols de cabeça na pequena área. Com certeza o Gian Carlo faria aqueles gols. Mas ele estava suspenso. Coisas do futebol.
O que o Poeta gostou no jogo foi à atuação do atacante Marinho (Nome de craque que já vestiu a camisa do boca negra). Ele veio do Internacional B, também lá ele fez dupla de ataque com o Léo. Este que foi mandado embora injustamente. Os dois têm entrosamento, seria uma boa opção de ataque para 2012. E não muito cara. Sabendo que o tricolor possui um ótimo relacionamento com o Colorado gaúcho.
Mas vamos ao título da postagem. Neste ano, já foram várias vezes que o tricolor decepcionou na Vila Capanema. Nesta série B, o time da Vila perdeu 22 pontos em casa. Somente com a metade destes pontos, estaríamos no G4 com 55 pontos.
Lembro de dois jogos na vila em que tropeçamos. No jogo diante da Ponte Preta, a Vila estava cheia, com cerca de 12 a 14 mil paranistas. E o que aconteceu. Perdemos por 1x0. Jogamos bem, o time até foi aplaudido no final. Mas nesta série B, jogar bem não faz diferença ao acesso. É preciso vencer.
E o jogo contra o Arapongas no campeonato paranaense.  Várias circunstâncias parecidas com o jogo diante do São Caetano. O Paraná precisando vencer desesperadamente. Uma chuva forte na hora do jogo. Uma atacante que veio do Inter marcou o segundo gol (Léo). E o tricolor vencendo por 2x1 quando levamos o segundo gol de cabeça. Com falha do Thiago Rodrigues. Tudo na mesma trave.
Uma justiça. No segundo gol do São Caetano, todo time do Paraná falhou. Ninguém fez uma falta, parou a jogada e por fim a zaga escorregou.
Ainda durante a semana, o poeta já alertava seus amigos na paranautas.com para o fato do tricolor decepcionar na vila. Não fui bem compreendido. Porém, aconteceu. Coisas do futebol. Tem que se observar o óbvio ululante, como um dia disse Nelson Rodrigues.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Privatização do lazer em Curitiba...


Começou com o Jardim Botânico da Capital paranaense, o parque, um dos mais belos do país, foi repassado à administração privada. A empresa O Boticário ficou responsável pela manutenção do parque e de toda a área envolta. Até aí tudo bem. Parcerias entre a iniciativa privada e o poder público são sempre bem vindas.
Mas passado dois a nos da parceria, a empresa mantenedora já começa a mostrar sua face. Desde o último sábado 22 de outubro, o acesso ao parque (construído com o dinheiro dos Curitibanos) ficou restringida a apenas uma entrada principal. Tal medida causou muito transtorno e confusão no primeiro domingo em que foi adotada. Pois, todos que vão até a tração turística são submetidos a entrar no parque somente por um acesso, seja a pé ou de carro. Porque tal medida foi implementada? Não venha  dizer que é por questão de segurança.
Acredito que somente um acesso ao parque seja a porta de entrada para a cobrança de ingressos. Não há sentido em pagar para entrar num espaço puramente público, num território puramente curitibano. Porque privatizam assim o lazer. Será um projeto piloto. O Parque passou 18 anos com várias entradas e agora só tem uma.
O que se passa na cabeça do Prefeito Curitibano Luciano Ducci? Deixo claro que sei que foi o Governador Beto Richa quem assinou o contrato com a empresa. Mas o Atual prefeito era o Vice dele. Essa questão é mais uma prova que nosso mandatário municipal é perdido quanto à administração urbana. Sem falar na ciclofaixa que já foi alvo de protestos dos ciclistas. Pintaram as faixas no chão. Porém, não consultaram os interessados. Os ciclistas. Isso já é assunto para outro post. 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pedalar é saúde : Curitiba terá o 1º Circuito Ciclofaixa neste domingo


Será neste domingo, 23, o passeio inaugural do 1º Circuito Ciclofaixa de Curitiba. Criado para oferecer, em determinados dias e horários, será um espaço exclusivo para ciclistas em ruas da região central. “Fazemos diversas ações para os ciclistas, numa cidade que já tem 120 km de ciclovias. Um exemplo é a inclusão de ciclofaixas ou ciclovias em todas as nossas revitalizações e novas obras viárias”, disse o prefeito Luciano Ducci.
O circuito do dia 23 terá um trajeto de 4 quilômetros, que será percorrido das 8h às 16h, com saída da Rua XV, na esquina com Mariano Torres. O circuito passará pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, destacando cenários históricos e culturais de Curitiba. O projeto da ciclofaixa também prevê a implantação de novos circuitos de passeio ciclístico pela cidade. A princípio, como pilotos, os circuitos serão uma vez por mês, sempre aos domingos.
Além da Ciclofaixa, a Prefeitura de Curitiba disponibiliza ciclovias em parque e programas voltados para estimular o uso da bicicleta como transporte e atividade física. Um dos principais programas nesta área é o Pedala Curitiba, coordenado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, que oferece passeios ciclísticos toda terça-feira à noite, com percursos diferentes, que variam de 12 a 20 km. Apenas em 2011, o programa teve mais de 3.600 participações. A concentração dos ciclistas acontece na Praça Garibaldi, entre as 19h45 as 20h15.
 Fábio Campana

domingo, 16 de outubro de 2011

Sempre a esperei...

Por enquanto.
Pela dor que não passa.
Pelo tempo que demora.
Pelo sorriso que não cala.
Pelo suspiro que afaga.
Pelo carinho que espero.
Pelo sentimento que sinto.
Pelo desejo infinito.
Pelo minuto se esvaindo.
Pelo amor não correspondido.
Mas um dia passa.
Renascerei  e acordarei
E  será tarde.
Somente para ela.

Gil Pallart

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Valdir Rossoni...

O atual presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, o deputado Valdir Rossoni (PSDB) se viu numa saia justa após embolsar as polpudas verbas de representação. Essa era uma remuneração extra que rendia um salário por volta de 40 mil reais. Bem mais que o teto constitucional (26 mil).

Como o parlamentar quis e quer pousar de exemplo de honestidade, ele teve que abrir mão da “generosa gorjeta”. Coisas do tucanato Leite quente.

Metrô em Curitiba...

A presidenta Dilma visitou Curitiba na quinta feira, 13 de outubro para anunciar os recursos para a construção do tão esperado metrô curitibano. Segundo a presidenta, Curitiba que já foi um modelo no transporte passará ainda mais a ser exemplo no transporte de massa. E agora, com a ajuda do governo Federal.
Governo esse, do tão criticado, execrado Partido dos Trabalhadores. Assim, fica provado que os partidos de esquerda também executam, eles não têm só um projeto de poder. Apresentam também projetos de governo, de buscar o melhor para toda sociedade.

sábado, 8 de outubro de 2011

Boa notícia: Metrô e ônibus terão mesma tarifa e serão integrados, adianta Ducci

                                Foto: Rádio Transcontinental- SP


Por Fábio Campana
O prefeito Luciano Ducci adiantou nesta sexta-feira (7) detalhes da operação do metrô curitibano. Para andar de metrô o usuário vai pagar uma passagem e circular por toda a cidade no sistema da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. O contrato do metrô prevê tarifa única e integração com os ônibus.
Na próxima quinta-feira, 13, a presidente Dilma Rousseff estará em Curitiba para anunciar o volume de recursos que o governo federal vai investir na primeira fase das obras. A capital paranaense pleiteia R$ 1,1 bilhão a fundo perdido. As informações são da prefeitura de Curitiba.
Sul/Centro – A Linha Azul, primeira fase do metrô de Curitiba, está orçada em R$ 2,25 bilhões para obras em 14,2 quilômetros de extensão, desde a CIC até a Rua das Flores no centro da cidade. Serão 13 estações no percurso. A definição pelo início das obras a partir do Sul se dá pela grande demanda de transporte na região. “O trecho CIC Sul – Estação Rua das Flores foi escolhido porque é o que mais transporta passageiros. Hoje temos 400 mil passageiros/dia neste eixo com tendência de ampliação porque é a região da cidade que mais cresce”, disse Luciano Ducci.
O metrô sairá do terminal CIC Sul em superfície, margeando a Linha Verde, no leito da BR 116. De lá, seguirá em direção ao terminal do Pinheirinho e passará a ser subterrâneo abaixo dos 14,2 quilômetros de canaletas que seguem até o centro da cidade.
A pista exclusiva por onde hoje circulam os ônibus será transformada em um grande parque linear com áreas de circulação para pedestres e ciclistas. “As canaletas serão transformadas em um grande espaço de convivência que contará com ciclovias. A cidade tem que pensar nas pessoas, em devolver espaços à população e em promover o uso de meios alternativos e não poluentes de transporte como a bicicleta”, adiantou o prefeito.
Luciano Ducci disse que as obras do metrô comecem já no ano que vem. “Pretendemos ter obras em curso no próximo ano. Os trabalhos devem durar quatro anos e o curitibano deverá estar andando de metrô no segundo semestre de 2016”, afirmou o prefeito.
Conheça detalhes do metrô
Linha Azul – A Linha Azul seguirá o mesmo trajeto da linha expressa do eixo Norte/Sul. No primeiro trecho, na CIC, o metrô virá por superfície, paralelo à Linha Verde. Desde o terminal do Pinheirinho até o Centro da cidade a linha será subterrânea. Na primeira fase (CIC/Sul-Centro) serão 14,2 quilômetros de extensão e 13 estações.
Frota – A frota do metrô na primeira etapa será de 25 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Hoje a RIT transporta 400 mil passageiros por dia no eixo Norte-Sul. O metrô vai ter condições de transportar 700 mil pessoas por dia num sistema rápido, seguro, sem interferências, não poluente e com menos ruído.
ESTAÇÕES E TERMINAIS
1.Estação CIC Sul -Terminal CIC Sul
2.Estação Pinheirinho – Terminal Pinheirinho
3.Estação Santa Regina
4.Estação Capão Raso – Terminal Capão Raso
5.Estação Hospital do Trabalhador
6.Estação Portão
7.Estação Morretes
8.Estação Santa Catarina
9.Estação Água Verde
10.Estação Bento Viana
11.Estação Osvaldo Cruz
12.Estação Eufrásio Correia
13.Estação Rua das Flores —– primeira fase
14.Estação Passeio Público
15.Estação Alto da Glória
16.Estação Juvevê
17.Estação Cabral – Terminal Cabral
18.Estação Holanda
29.Estação Boa Vista – Terminal Boa vista
20.Estação Cidadania
21.Estação Santa Cândida – Terminal Santa Cândida



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Controle de qualidade na Câmara Federal...

latinhas, mais uma pérola da Câmara
Do Conexão Brasília

A Câmara dos Deputados é quase sempre um baú de preciosidades. Ontem, dois projetos interessantes (depende do ponto de vista) foram aprovados em comissões permanentes.
Na comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, foi aprovado um projeto de lei do deputado Washington Reis (PMDB-RJ), que obriga bares e restaurantes a instalar em suas dependências amassadores de latinhas de alumínio.
Quem não cumprir a determinação pode ser punido com base na Lei de Crimes Ambientais.
Na Comissão de Educação, foi aprovada uma proposta para transferir, por um dia ao ano, a sede do governo federal de Brasília para Porto Seguro, na Bahia.
A mudança ocorreria todo dia 22 de abril, em homenagem ao descobrimento do Brasil.
O autor da proposta, obviamente, foi um baiano, Jânio Natal (PRP).
Produtivas as nossas excelências, não?

Em 2012 vai ter eleição para as câmaras municipais. Antes de votar. Pensem.