quarta-feira, 2 de março de 2011

Estado Laico

    

O estado tem que ser laico, não ter nenhuma orientação religiosa. Assim poderá garantir a harmonia para o conjunto da sociedade, digo dos atores e grupos sociais que tentam conviver em conjunto. Começo com essa característica da democracia moderna para refletir sobre o papel e o crescimento das igrejas neo-pentecostais no Brasil.
     O que me chamou atenção para esta conversa foi à proposta bilionária que a Rede Recorde fez para a compra dos direitos de transmissão do campeonato brasileiro. Não estou aqui defendo o domínio e a exploração da rede Globo. Mas pergunto: Da onde vem o poder, o abuso do poder financeiro da Record? Bingo. Vem da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus). Ou o leitor acredita em milagres das sessões de descarrego que a emissora apresentava nas madrugadas?
     Também é visto hoje o crescimento fenomenal de várias igrejas neo-pentecostais. Elas crescem numa proporção progressão geométrica. E junto com este crescimento estrondoso vem aumentando a bancada de deputados evangélicos. Não tenho nada contra a fé o no que as pessoas passam a creditar num certo período da sua vida. Por outro lado penso que este pai não pode ter um estado, uma somatória de representantes evangélicos. No meu pensar, acredito que não seria bom um monopólio político, educacional, financeiro e cultural apadrinhado pela religião. Este texto não é uma perseguição aos “crentes” é só uma pequena reflexão do poeta. Nenhum tipo de domínio, idéia fixa ou ditadura é boa para o conjunto da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário