quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Capital Modelo?


Curitiba é tida como uma capital modelo para o restante do país. Todos admiram a cidade. É elogio para cá e para lá. A imagem que a cidade passa para o restante do país é que em Curitiba todo mundo é bem de vida, vivem todos felizes.

Por outro lado, segundo o levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social, a capital paranaense apresenta o maior número de moradores de rua, cerca de três mil pessoas habitam as ruas de Curitiba. Está situação coloca em xeque o título de capita modelo. O que anda acontecendo? Porque tantas pessoas nas ruas de Curitiba? O que atraíram elas para cá? Será a imagem?  Ou o restaurante de um real?

Quando cursei sociologia aprendi que todas as sociedades apresentam uma parcela da população que é excluída, vivem a margem. Essa situação serve para um controle social dos governantes. Fica claro que conhecimento sociológico não ameniza a situação dos moradores de rua em Curitiba.

Nós o curitibanos esperamos que nossa prefeitura juntamente com os governos estadual e federal tome providências para uma melhora da condição de vida dos moradores. Não estou falando em exterminá-los e sim em incluí-los na sociedade, no conjunto populacional da cidade. É preciso que olhemos por essas pessoas. Também fica claro que não é só esperar ações governamentais. Toda sociedade civil organizada deve agir junto. As pessoas, as ONGs, os comerciantes, as empresas e os curitibanos. Temos que fazer dessa cidade um modelo verdadeiramente e não só no marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário