quinta-feira, 25 de novembro de 2010

202 anos de Jornalismo



                                           Hipólito da Costa: Pai do Jornalismo


No Brasil o jornalismo e a profissão de jornalista nasceram com Hipólito da Costa. Isso foi em 1808 quando este visionário fundou o Correio Brasiliense. Um jornal que circulava clandestinamente pelo então Império do Brasil. Até então o Periódico oficial era a Gazeta do Rio que era mantida pela família real.
Na história recente do país, a profissão de jornalista é com certeza a mais antiga. Qualifico “profissão” como atividade que requer um preparo antecipado antes de sua execução. Assim, a atividade de profissional da informação é a profissão qualificada mais remota na nascente sociedade brasileira.
Em pouco mais de um ano e meio de 2008 a 2009, a justiça brasileira com a ajuda de sindicatos patronais conseguiram acabar com todo um reconhecimento de uma atividade. Eles querem acabar com a teoria jornalística e com atividade profissional da informação. Más porque? Será interessante para as classes dominantes que o povo esteja sempre bem informado e construindo uma opinião pública qualificada?
Nós jornalistas precisamos de união, temos que defender este ofício da informação  Não vamos deixar eles extirparem a profissão de jornalista assim. Companheiros da informação. Comprem esta luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário