domingo, 18 de setembro de 2011

Eleições 2012: A corrida já começou.

   
    Faltando um ano para as eleições municipais de 2012, a corrida eleitoral na capital paranaense já começou. Sempre a disputa para comanda a cidade mexe com muitas forças e interesse políticos. Até porque se trata do segundo maior orçamento do estado e um dos maiores do país.  Até o momento, oito nomes despontam como candidatos e pré-candidatos a prefeitura. O atual prefeito Luciano Ducci será o nome do PSB. Já o PT apresenta ainda uma indefinição nos seus quadros. O partido apresenta três nomes como pré-candidatos. O deputado estadual Tadeu Veneri e os deputados Federais Dr. Rosinha e Ângelo Vanhoni. O PPS promete vir com Rubens Bueno, caso eles não apóiem Ducci. Um outro velho conhecido do Público curitibano também promete voltar. É o Rafael Greca que já foi prefeito e poderá ser lançado pelo PMDB, com o apoio do ex governador Roberto Requião. Outro nome muito popular que aparece é o de Ratinho Júnior (PSC), ele que é deputado federal e na eleição de 2010 foi o mais votado no estado. E por último vem um candidato que promete mexer com a disputa. Gustavo Fruet, que ainda está sem partido, mas aparece como um dos favoritos no pleito. Ele que é Filho do ex prefeito Maurício Fruet.

     Segundo o Prof. Ricardo Costa Oliveira da UFPR, a eleição de 2012 promete ser a mais disputada desde 2000. Naquela ocasião, Cássio Taniguchi do PFL, hoje Democratas venceu Ângelo Vanhoni no segundo turno. O resultado foi apertado, Cássio ficou com 51,48% e Vanhoni atingiu 48,52%. Um ponto que Oliveira aponta é a polarização entre PSDB e PT, até porque as alianças acontecerão em torno destes partidos. Outro fator será o destino que Fruet poderá seguir. Ele será o ponto de desequilíbrio. Pois se trata de um nome forte e com densidade eleitoral. Ele ainda aponta que o Ex deputado foi o mais votado em Curitiba no ano de 2010 quando disputava o senado. Com nomes como Ducci, Fruet, Ratinho Júnior e Vanhonhi a pulverização dos votos é tida como quase certa.

     Todo esse equilíbrio na disputa já se pode notar nas pesquisas que foram divulgadas. Na consulta feita pelo IBOPE para rádio CBN, Fruet aparece com 34%, Ducci tem 23%, Greca com 7% e Dr. Rosinha atinge 6%. Ao todo foram ouvidas 812 pessoas na pesquisa estimulada. Já em outra pesquisa encomendada por um dos pré candidatos, Ducci obteve 23%, Ratinho Júnior 22%, Fruet 18%, Vanhoni 10% e Greca ficou com 5%. Esses resultados fora divulgados em 30 de agosto. São números bem recentes que já retratam a pulverização dos votos na capital. Enquanto a maioria dos curitibanos nem pensa em eleição, os candidatos já travam uma verdadeira batalha para conseguir um espaço na opinião pública. Até porque, quem não é visto, não é lembrado. Já dizia um velho ensinamento da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário