terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Clássico da morte

Olá amigos.

No próximo domingo 27 de fevereiro, o Paraná Clube irá enfrentar o Cascavel. O Jogo é válido pelo campeonato paranaense e será disputado na Vila Capanema. Chamo o peleja de clássico da morte porque as duas equipes fazem uma péssima campanha no campeonato estadual. Principalmente o Paraná Clube que é um time grande e ocupa a lanterna do fraco torneio.

Esta partida entre Paraná e Cascavel já tem várias histórias acumuladas. Como esquecer o episódio do título dividido em 1980, quando Colorado (Um dos originários do Paraná) e Cascavel decidiram o campeonato. Naquela final o Boca negra precisava vencer a Cobra por 5 gols de diferença para sagrar-se campeão. Mas quando o jogo estava 2 a 0, o time do oeste do estado começou a fazer o cai-cai. Jogadores foram expulsos e outros simularam contusão. Assim o Cascavel ficou com menos de 7 jogadores em campo e acabou a partida. O título de 80 ficou sub judice e foi decidido posteriormente que seria dividido, tendo o estado do Paraná dois campeões naquele ano.

Também na década de 80, Colorado e Cascavel viviam disputando partidas acirradas para se livrarem do rebaixamento. Já no ano de 1996, o Paraná Clube precisava vencer o Cascavel para continuar no campeonato paranaense. O time da Vila venceu por 2 X 0 e partiu para o Tetra-campeonato.

Esse duelo entre o tricolor e Cascavel é cercado de várias histórias e rivalidade. E no domingo mais um capítulo será escrito. È uma pena que seja num péssimo momento para as equipes. Por outro lado, espero que seja o ressurgimento do grande tricolor da Vila.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Presidenta Dilma Roussef Lança o PRONATEC

Neste dia dia 10 de fevereiro  a Presidente Dilma Roussef fez seu primeiro discurso em cadeia de rádio e tv. Ela exaltou a importância da educação e também lançou o PRONATEC. ( Programa Nacional de acesso à escola técnica). Este a exemplo do PROUNI será um sucesso e um modelo de justiça social. O fato não é só dar acesso a educação. Pois o país está crescendo como nunca e carece de mão de obra especializada. Está aí a grande tacada do governo. Pois a educação técnica é um meio rápido de acesso a uma renda digna como também é importante para o fornecimento de mão de obra especializada que o país tanto necessita. 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Capital Modelo?


Curitiba é tida como uma capital modelo para o restante do país. Todos admiram a cidade. É elogio para cá e para lá. A imagem que a cidade passa para o restante do país é que em Curitiba todo mundo é bem de vida, vivem todos felizes.

Por outro lado, segundo o levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social, a capital paranaense apresenta o maior número de moradores de rua, cerca de três mil pessoas habitam as ruas de Curitiba. Está situação coloca em xeque o título de capita modelo. O que anda acontecendo? Porque tantas pessoas nas ruas de Curitiba? O que atraíram elas para cá? Será a imagem?  Ou o restaurante de um real?

Quando cursei sociologia aprendi que todas as sociedades apresentam uma parcela da população que é excluída, vivem a margem. Essa situação serve para um controle social dos governantes. Fica claro que conhecimento sociológico não ameniza a situação dos moradores de rua em Curitiba.

Nós o curitibanos esperamos que nossa prefeitura juntamente com os governos estadual e federal tome providências para uma melhora da condição de vida dos moradores. Não estou falando em exterminá-los e sim em incluí-los na sociedade, no conjunto populacional da cidade. É preciso que olhemos por essas pessoas. Também fica claro que não é só esperar ações governamentais. Toda sociedade civil organizada deve agir junto. As pessoas, as ONGs, os comerciantes, as empresas e os curitibanos. Temos que fazer dessa cidade um modelo verdadeiramente e não só no marketing.