quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sobre o Aumento dos combustíveis...




Hoje vi pancadas ao Governo Federal por todos os lados. Tudo por conta do aumento dos combustíveis.

Mas o que não sai na grande imprensa, é que o preço da gasolina estava defasado. A Petrobrás importa o produto por um valor. Porém tem que comercializar esse produto por um valor menor.

E no que isso interfere no preço da gasolina. A empresa já está operando nesse sistema a 8 anos. E o prejuízo já passa de 32 bilhões de dólares.
Lembro que a estatal tem ações comercializadas no mercado financeiro.

 Assim, ela tem mais “donos”, mais gente levando o prejuízo. Por isso esse ajuste no preço. Os acionistas não queriam mais queimar o seu dinheiro.

Ao longo desses 8 anos, as ações da Petrobrás desvalorizaram cerca de 51%. Com isso, a empresa perde muito poder de investimento em tecnologia para extração e refinamento do óleo.

Muitos vão perguntar. Se o Brasil é autossuficiente em petróleo, por que a Petrobrás compra no mercado de fora?

Resposta: O Brasil é autossuficiente na extração e não no beneficiamento do petróleo. 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fruet monta na Bike...

                                Doug Stone\cicloativismo.com

E comparece a cerimônia da posse, para o mandato de 2013 a 2016. A promessa de ir pedalando a festa da posse foi feita ainda na campanha eleitoral de 2012.

Segundo Fruet, é um novo tempo que se inicia em Curitiba. Ele ainda afirmou que o prefeito e as autoridades têm que incentivar o uso dos outros modais de transporte.

Ainda durante a campanha, o então candidato prometeu construir 300 km de ciclovias e ciclorotas. Mas a prefeitura ainda pode fazer mais. Um exemplo são as campanhas educativas, conscientizar os motoristas que é possível à convivência entre veículos e bicicletas.

A luta dos cicloativistas em Curitiba vem de anos. São bicicletadas, passeios noturnos em grupo e protestos. E a cultura da bike cresceu muito nos últimos 3 anos em Curitiba. Veem-se muitos ciclistas nas ruas, nos parques e nas canaletas do expresso. Já faz tempo que a bike deixou de ser lazer.

As bikes vieram para ficar. É preciso acabar com esse monopólio do carro, milhões de veículos com somente uma pessoa dentro. Uma vida sem ser escravo do carro é possível, a Europa já sabe disso há anos.

O desejo do poeta é que o Prefeito Gustavo Fruet realize uma ótima administração em todas as áreas e não somente na questão do transporte.