domingo, 31 de julho de 2011

#DerossoLargaoOsso

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sobre a Copa de 2014

Copa à moda ( Texto do maior jornalista desse país. Mino Carta)
Confesso com a paz instalada entre o coração e a alma que o momento mais empolgante da minha vida de estudante do curso clássico do Dante Alighieri deu-se quando o professor Carletti, de Educação Física, me convocou para o time do colégio. Não fujo à regra, gosto da redonda e a ela mantenho-me fiel, embora já não ouse adentrar ao gramado. Um bom jogo consegue bloquear-me diante do vídeo, com a insopitável tendência a torcer pelo mais fraco.

Na adolescência fui do Palmeiras, de sorte a precipitar em meu irmão Luis um súbito pendor corintiano, cultivado pelo prazer da polêmica. Há muito tempo deixei quase sempre de torcer a favor, em compensação aprimorei o vezo de torcer contra. Contra o mais forte porque mais endinheirado, mais exibido, mais prepotente, amiúde o mais disposto à corrupção. Neste momento, a caminho do Mundial de 2014 a ser disputado no Brasil enquanto a seleção canarinho cobre-se de vergonha, percebo uma mudança notável nos comportamentos da torcida brasileira.

O futebol nos toca nas entranhas, não há outro país onde a bola influa de forma tão imperiosa nos humores cotidianos da nação, a funcionar como fator de união e de apelo à identidade. Capaz até de propiciar um raríssimo instante de igualdade, na terra tão desigual, na hora em que o herdeiro da casa-grande levanta hosanas ao herdeiro da senzala e o eleva ao altar dos heróis da pátria de chuteiras.

E então, vejamos. Permito-me alimentar a certeza de que uma pesquisa capilar provaria que a torcida brasileira não está somente decepcionada com os desempenhos da seleção, e tem boas razões para tanto, mas também, e sobretudo, ofendida pelas trajetórias assumidas pelos negócios da bola. Façam a sua própria investigação, perguntem ao acaso: terão de verificar que a maioria identifica o time nacional com as mazelas da CBF, vislumbra a bandalheira no rumo da Copa e se inclina, espanto dos espantos, a torcer contra.

Pergunto aos meus bolipédicos botões se haverá precipitação no entendimento de que a mediocridade dos canarinhos de hoje é da responsabilidade de Ricardo Teixeira. Repicam, não sem aspereza, haver uma ligação escancarada entre o business e o futebol, e Teixeira é o perfeito intérprete desta associação celerada, nutrida pela lavagem de dinheiro e a supervalorização de moços despreparados para fortunas e badalações exorbitantes. Os próprios e enfadonhos torneios realizados no Brasil provam a decadência. Antes moral do que técnica.

Creio viver uma quadra importante, de um certo ângulo, ao observar o amadurecimento da torcida. Ela se habilita a dimensionar a paixão futebolística dentro da realidade contingente, emoldura-a ao sabor da circunstância acabrunhadora. Trata-se de um grande avanço, e se o torcedor entende a primazia da questão moral, e política, e nesta perspectiva consegue enxergar os males do futebol atual, em primeiro lugar evolui como cidadão.

Recordo o Mundial de 1970, e do meu desapontamento ao constatar que até nas masmorras do terror de Estado presos e torturados gritavam gol. Ao cabo, o ditador Emilio Garrastazu Medici, senhor de uma fase duríssima, talvez a mais feroz em 21 anos de ditadura, celebrou a vitória final do Brasil de Pelé e cia. com uma festa popular na Praça dos Três Poderes e, no auge do arrebatamento, entregou-se a umas embaixadas com uma bola de borracha.

No começo da semana liguei para Juca Kfouri, o jornalista mais processado por Ricardo Teixeira, queria cumprimentá-lo pela substanciosa entrevista que CartaCapital publicou na edição passada. Falou-me de um sonho dele, a trair alguma esperança: ah, se a presidenta se desse conta do risco que todos corremos… Não se trata de espremer as meninges para concluir que com Teixeira estamos nas piores mãos, como se não bastasse Joseph Blatter. E a respeito desta personagem mafiosa é bom lembrar que na Alemanha em 2006 as coisas não correram como teria desejado.

A Fifa, sabe-se, pretende impor as suas regras, a atropelar soberanias nacionais, e aqui vale a referência, em vez de esbanjar ignorância e estultice para dar guarida a um criminoso como Cesare Battisti. A Alemanha recusou-se a atender a várias demandas do herdeiro de João Havelange e fez uma Copa à feição alemã. A mais vergonhosa derrota que o Brasil e Dilma Rousseff podem sofrer em 2014, independentemente do resultado dos gramados, é um Mundial à moda de Ricardo Teixeira.
Pitaco: Na copa, os brasileiros vão torcer para a seleção e para o país não passar vergonha.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Série candidatos a Prefeito. Vanhoni de Novo?



Olá pessoal

Um partido que está em pé de guerra para as eleições de 2012 é o Partido dos Trabalhadores. Pois, existem três correntes se digladiando dentro do PT. A primeira, liderada por Gleisi quer apoiar o Candidato Gustavo Fruet (Este deve sair pelo PDT). Já a segunda corrente luta pela candidatura própria e mais radical. São eles, o Deputado federal Dr Rosinha e o Deputado Estadual Tadeu Veneri. Os dois se apresentam como candidatos (Ver postagens anteriores). Mas nenhum tem uma densidade eleitoral para angariar votos numa eleição majoritária.

Agora surge uma nova velha força dentro do Partido. Trata-se do também deputado Federal Ângelo Vanhoni. Ele deve se apresentar como pré candidato na quinta feira 28. Vanhoni sim apresenta um bom desempenho nas eleições municipais. Porque quando disputou a prefeitura em 2000 e 2004 ele teve uma média de 47% dos votos. Se realmente o PT quiser brigar pela prefeitura da capital. Vanhoni é o nome. Não acredito que apoiando Gustavo Fruet, o partido esteja no caminho certo. Pois este mesmo sempre esteve ao lado do Grupo de Lerner e Beto Richa. O Partido sempre fez oposição a eles. E não pode mudar o rumo agora. É isso.

Agradecer.

Obrigado a todos. O Blog passou 5 mil visitas. O que posso fazer é agradecer e continuar sempre com textos e opiniões do poeta. Muito obrigado.
Gilmar Sergio. Poeta...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ele é o Cara



Foto: terra


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que há uma fragilidade de líderes no mundo de hoje para tomar decisões. Segundo Lula, "a crise que está acontecendo na Europa e Estados Unidos, no fundo, é por falta de coragem para tomar decisões políticas e econômicas que precisam ser tomadas".

"A Grécia, Espanha e Portugal estão quebrando porque a Alemanha, que tem poder de fazer política monetária na zona do euro, não faz", acrescentou Lula. As afirmações foram feitas durante entrevista por telefone ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal do Commercio, no Recife (PE).

Durante cinco minutos, Lula disse também estar tranquilo e consciente de que a presidente Dilma Rousseff vai fazer um bom trabalho e que o Brasil está no caminho certo. "Os investimentos estão previstos, os recursos estão prontos para serem aplicados e o Brasil vai se transformar na quinta economia mundial nos próximos anos".

Nesta manhã, Lula vai receber o título de doutor honoris causa de três universidades públicas - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). Depois ele participa de um almoço com aliados e deve retornar a São Paulo à tarde.

Pitaco: Sempre notamos a competência, a honradez de um governante durante as crises que enfrenta. Lula sempre será um estadista sem diploma. Mas com uma humanidade infinita.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Chegada no Abrolhos do marumbi.MPG



Vídeo da Chegada no abrolhos no Pico do Marumbi. Eu fui, vi e Subi. Com certeza voltarei, verei e subirei. Vale muito a pena todo esforço.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do amigo...

Para o dia do amigo. Postarei uma frase do poeta aqui:


 “Amigo é uma extensão da alma, da cumplicidade, das opiniões, das contradições, do carinho e da alegria compartilhada em cada momento”
                                            
                                                Gilmar Pallar

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bispo incentiva criança a vender seus brinquedos e doar o dinheiro



Aguirre Talento da Folha de São Paulo
Uma criança de nove anos é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.
A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.
A Universal foi procurada ontem para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.
No vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. “Eu vou dar tudo que eu tenho”, responde a criança. Guaracy devolve: “E o que é tudo que você tem?”. “Brinquedo”, diz o menino.
O bispo insiste: “Você vai vender?”. A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: “Pra colocar onde?” “No altar”, promete a criança.
Em seguida, sua mãe aparece em crises de convulsão, sendo segurada por um obreiro da Universal. O bispo diz que ela tem “o demônio” e “uma praga”. Depois, incentiva a criança a se aproximar. “Vai lá perto e fala: acabou pra você, diabo.”

Pitaco: Qual o tamanho ( quanto Vale) a sua fé?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Twitadas do Poeta.



E os advogados do assassino Fernando Ribas Carli filho entraram com um novo recurso para ele não ir a júri popular. O que não faz o preço de um bom advogado?

E a corrida eleitoral em Curitiba? Fruet se mandou do PSDB. Agora quer ser candidato. Mas não foi ele que apoiou todos os últimos prefeitos de Curitiba desde Lerner?

Ainda nas eleições: O PMDB está rachado. Um grupo (Requião) quer lançar um velho conhecido: Greca. Outro grupo (Algaci Túlio) corteja Fruet.

Os tucanos falam em apoiar Luciano Ducci (PSB). Já outra ala do Partido fala em ter candidato Próprio. Dá para ver que todos amam Curitiba.

Os atleticanos saíram às ruas pedindo a cabeça do Presidente Marcos Malucelli. Teve até passeata no centro de Curitiba. E o Petraglia voltará nos braços do povo.

Os trabalhistas também querem Fruet. Osmar dias o levará até São Borja (RS) para visitar o túmulo de Brizola.

Muito se fala em Copa do mundo em Curitiba. Mas o Estádio em que foi confirmado um evento internacional (Show da Banda Pearl Jan) é a Vila Capanema do Paraná Clube.

Pitaco: São sete os pecados, são sete as twitadas.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Investigação aponta que Roberto Cabrini foi vítima de armação



Do estadodoparana.com.br
O repórter Roberto Cabrini, hoje apresentando o programa Conexão Repórter, do SBT, foi vítima de uma armação policial em abril de 2008, quando foi preso, acusado de portar dez papelotes de cocaína em seu carro.

Segundo reportagem publicada nesta terça-feira (12) pelo jornal Folha de S. Paulo, a Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo concluiu que Cabrini não teve culpa no caso.

No dia em que foi preso, ele estava com uma comerciante que havia lhe prometido entregar vídeos comprovando a ligação entre integrantes da facção criminosa PCC com policiais.

Segundo a investigação, a comerciante comprou a droga para forjar o flagrante e avisou os policiais.

O relatório da corregedoria não explica os motivos da armação, feita por seis policiais, mas aponta como uma das hipóteses o envolvimento do empresário Oscar Maroni filho, dono da Boate Bahamas, que havia sido alvo de uma reprotagem de Cabrini, entitulada “prostíbulos de luxo”.

O relatório da Corregedoria já foi encaminhado ao Ministério Público.

Pitaco: O jornalista Roberto Cabrini é um exemplo de profissional do jornalismo investigativo. Ele não se deixa abater e nem ser influenciado por nada. Por isso ele incomoda tanto a bandidagem.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Espiada no trio


Esta rodada do campeonato brasileiro foi uma lástima para o futebol paranaense. No sábado, o tricolor foi a Arapiraca ( AL) e levou uma sapatada do ASA por 4x2. Para o time paranista fica o recado que é preciso jogar fora com a mesma vontade que o time joga na vila.
Já o Furacão empatou em 0X0 com a Avaí na arena. O jogo foi a estréia do técnico Renato Gaúcho. Fica  a pergunta: Será que o Atlético só precisa de um técnico? E os reforços?
E o coxa foi ao Rio Grande e perdeu para o Grêmio por 2X0. Para os verdes digo a mesma coisa que falei para o tricolor. É preciso jogar mais firme fora de casa.
Afinal o que acontece com os times paranaenses quando atuam fora? Jogam todos desatentos e displicentes. É só quando estão em casa que entram ligados no jogo. Caso contrário a torcida acorda os times no grito. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Hino do Colorado Boca negra

Estou postando um vídeo com o hino do Saudoso Colorado Esporte Clube. Este foi um time que deu origem ao tricolor. Ele tinha uma torcida muito apaixonada. Que saudades.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Espiada no Trio de Ferro



Neste fim de semana só o Paraná Clube Jogou e fez bonito. O time da vila venceu o Duque de Caxias por 3X1 na Vila Capanema. O destaque fica para atuação do volante Cambará, que fez uma ótima partida. Pena que ele se lesionou. Mas uma boa recuperação para ele. Ah! Não posso esquecer-me do golaço de Falta do Wellington. Foi uma cobrança perfeita no ângulo do goleiro.

O coxa não jogou. Só treina e espera o jogo contra Figueirense na quinta feira.

Já o Atlético também não jogou. Mas na tarde desta segunda feira apresentou o novo técnico. É o Renato Gaúcho. Ele saiu do Grêmio e vem assumir o CAP.

Pitaco: O Atlético vai pagar um baita salário para o Renato Gaúcho. Não seria melhor investir na qualidade do elenco?


Resolução estabelece visita íntima a presos homossexuais

Da Agência Brasil

A partir de hoje, os detentos homossexuais poderão ter visita íntima nos presídios de todo o país. A resolução do CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária), do Ministério da Justiça, foi publicada nesta segunda-feira no “Diário Oficial da União”.

De acordo com a resolução, “o direito de visita íntima é, também, assegurado às pessoas presas casadas, em união estável ou em relação homoafetiva”.

A medida revoga a Resolução nº 01/99 de 30 de março de 1999, publicada no “Diário Oficial da União” de 5 de abril de 1999, que omitia, na recomendação sobre a visita íntima feita aos departamentos penitenciários estaduais, o relacionamento gay.

A visita íntima deve ser assegurada pela direção do estabelecimento prisional pelo menos uma vez por mês.


União

Em maio, o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu, em decisão unânime, a equiparação da união homossexual à heterossexual.

A decisão dá a casais gays segurança jurídica em relação a direitos como pensão, herança e compartilhamento de planos de saúde, além de facilitar a adoção de filhos.

Pitaco: É a perpetuação da viadagem. Estão querendo construir uma ditadura homossexual no Brasil.